Como saber se um Funko Pop é original?

Os Funko Pops, especialmente os Funko Pop Harry Potter, conquistaram fãs ao redor do mundo nos últimos anos. Infelizmente, com o aumento da popularidade, surgiram no mercado réplicas baratas que são vendidas como originais. 

Se você é um colecionador ou está pensando em começar sua coleção, é crucial saber como identificar um Funko Pop falso para não cair em armadilhas. Entenda alguns detalhes que irão te ajudar no reconhecimento do action figure.

Verifique a embalagem: um indicativo de autenticidade

Uma das primeiras coisas que você deve verificar ao analisar um Funko Pop é a embalagem, o mostra os primeiros indícios de falsificação. Os Funko Pops falsos, muitas vezes, apresentam embalagens de qualidade inferior ou não seguem o design padrão das embalagens originais. Fique atento a erros de ortografia, gramática, material demasiadamente maleável e impressões desalinhadas.

Analise a qualidade da figura: detalhes importam

Os Funko Pops falsos tendem a apresentar detalhes de qualidade inferior. Observe se a pintura está bem feita, se as cores são uniformes e se os detalhes são precisos, sem que saiam dos contornos ou apresentem tons distintos. Verifique também se as partes móveis são frágeis ou se soltam facilmente. Esses aspectos são indicativos de que o Funko Pop não é original.

Compare preços: suspeite das ofertas mirabolantes

O preço é um fator importante na identificação de um Funko Pop falso. Se o preço do Funko Pop Harry Potter, ou qualquer outro, estiver significativamente abaixo do valor de mercado, desconfie. Faça uma pesquisa e compare os preços com outros Funko Pops semelhantes para ter uma ideia do valor justo, sempre lembrando que se trata de uma importação, fator que eleva o custo.

Informações errôneas sobre Funko Pops falsos

Existem alguns mitos sobre a autenticidade dos Funko Pops, conheça alguns deles:

  • Código da caixa: nem sempre o código da caixa corresponde ao do Pop. Durante o processo de empacotamento e importação, as caixas podem ser trocadas entre si, o que pode resultar em códigos diferentes;
  • Selos mal colados: selos descolados ou mal colocados não são necessariamente indicativos de falsificação. Com o tempo, a cola dos selos se desgasta, e erros na aplicação podem ocorrer durante a produção ou nas lojas revendedoras.
  • Selos “Special Edition”: os selos “Special Edition” indicam que o Funko Pop é uma edição limitada ou especial. Eles substituem o selo de uma loja norte-americana em revendedores fora dos Estados Unidos. Ter esse selo não significa que o Funko Pop seja falso;
  • Falhas de pintura e resquícios de cola: essas características não são totalmente determinantes para identificar uma falsificação, pois a qualidade de pintura e acabamento pode variar até mesmo em Funko Pops originais. A Funko também tem falhas de controle de qualidade.

Colha informações

Caso encontre um Funko Pop antigo ou com características que possam levantar dúvidas sobre sua autenticidade, é essencial fazer uma pesquisa aprofundada. Consulte pessoas especializadas no assunto, assista a vídeos e compare imagens para chegar a uma conclusão correta.

Ao seguir essas dicas, você estará mais preparado para identificar se um Funko Pop é original ou falso. Lembre-se de que adquirir produtos de coleção autênticos é fundamental para garantir a satisfação e o valor da sua coleção Funko Pop, especialmente se você é um apaixonado pelo clássico Funko Pop Harry Potter.