Aço inox: saiba quais são e suas diferenças

O aço inox se tornou um material muito popular nas cozinhas e em outros ambientes, adicionando um ar de sofisticação e até mesmo de elegância. Porém, existem diferentes tipos de aço inox, cada um desenvolvido para atender necessidades específicas.

Neste artigo, vamos abordar e conhecer um pouco mais sobre as diferenças entre esses tipos de aço inox e suas características. Confira!

Entendendo o sucesso do aço inox

O aço inox é conhecido por sua resistência à oxidação. Isso acontece porque ele possui uma fina camada de cromo em sua superfície, que o protege da corrosão atmosférica.

No entanto, o verdadeiro sucesso do aço inox, principalmente para uso doméstico, se deve a sua aparência moderna e elegante.

Principais tipos de aço inox e suas características

Atualmente, existem três principais tipos de aço inox, sendo eles o austenítico, o ferrítico e também o martensítico. Cada um possui composições e propriedades distintas. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:

1 – Aço Inox Austenítico: Este é o tipo de aço inox mais comum, dispondo de uma boa resistência à corrosão e sendo facilmente moldável. Alguns exemplos das classificações deste tipo são o AISI 304, AISI 304L, AISI 316 e AISI 316L.

  • AISI 304: Opção mais utilizada e conta com uma elevada resistência à corrosão, por isso é mais empregado para a confecção de equipamentos de cozinha, hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas.
  • AISI 304L: Trata-se de uma versão aprimorada do AISI 304, visto que conta com menor teor de carbono e maior resistência à oxidação, por isso, também é recomendado para as mesmas aplicações, mas dispões de uma resistência superior à corrosão.
  • AISI 316: Este modelo conta com  a mesma composição do AISI 304, porém, com adição de molibdênio, por isso, é mais recomendado para aplicações cirúrgicas e em ambientes suscetíveis à corrosão, como em áreas costeiras.
  • AISI 316L: É uma versão melhorada do AISI 316, oferecendo proteção adicional contra corrosão intercristalina, aquela que apresenta um aspecto granulado.

2 – Aço Inox Ferrítico: Já este tipo de aço inox, onde se incluem os nomeados de AISI 430, AISI 409, AISI 439 e AISI 443, são mais propensos à oxidação e possuem menor teor de cromo.

  • AISI 409: Modelo amplamente utilizado para a confecção de em sistemas de exaustão de gases em motores de combustão, como escapamentos.
  • AISI 430: Opção mais comum utilizada em utensílios domésticos, peças automotivas, revestimento de elevadores e também na fabricação de moedas.
  • AISI 439: Por dispor da melhor resistência à corrosão do que o AISI 430 costuma ser mais utilizado para a confecção de tubos soldados, trocadores de calor, entre outros.
  • AISI 443: O modelo que conta com a maior resistência à oxidação, sendo amplamente empregado na fabricação de panelas de cozinha.

3 – Aço Inox Martensítico: Onde se encontram os modelos que recebem o nome de 420 e 410, conhecidos por sua alta dureza e resistência mecânica, porém, contam com pouca soldabilidade.

Como escolher o tipo de aço inox adequado

Não existe um tipo de aço inox que seja melhor do que o outro, pois tudo depende da aplicação específica. Cada tipo possui suas características e custos associados. Portanto, é importante escolher o tipo de aço inox mais adequado para o seu projeto, considerando suas necessidades e requisitos.

Os fornecedores de aço inox oferecem uma ampla variedade de opções para garantir que você encontre o tipo ideal para suas aplicações. Ao escolher o aço inox, leve em consideração as propriedades de cada tipo e selecione aquele que ofereça a efetividade e a compatibilidade necessárias para o seu projeto.

Lembre-se de contar com fornecedores de aço inox confiáveis, que possam fornecer o tipo correto de aço inox para o seu projeto. Com isso, você terá um material de qualidade e desfrutará dos benefícios do aço inox em suas diferentes aplicações.