A cozinha é um dos cômodos que merece mais atenção na hora de decorar, afinal é o ambiente usado por todos e precisa ser aconchegante para dar asas à imaginação no momento de preparar os alimentos. O mais comum na atualidade é que o ambiente seja cada vez menor, devido ao tamanho das residências, nesse caso, o foco deve ser na utilidade e não na aparência. Veja algumas dicas para ajudar na decoração da cozinha e não erre:
Móveis certos
A escolha dos móveis deve ser feita com atenção para que todos os cantos sejam aproveitados, mas dentro das possibilidades de cada pessoa. Os móveis planejados são incríveis e contam com a ajuda profissional para se adequarem perfeitamente à medida do ambiente, mas tem um valor alto. Uma opção acessível são os módulos, que contam com peças separadas que podem ser encaixadas como o cliente desejar, assim cada um pode determinar como utilizar o mobiliário.
Versatilidade é primordial
Todas as decorações da cozinha precisam ser versáteis, pois qualquer detalhe ocupa espaço em uma cozinha pequena, os enfeites que funcionam apenas como ornamento são desaconselhados.
Os eletrodomésticos são os mais úteis para os preparos de receitas, mas também na decoração. As linhas coloridas são perfeitas para deixar sobre nichos e bancadas, assim ficam expostas e fáceis de usar.
Móveis com mais de uma utilidade são propícios para cômodos pequenos, como os puffs com baú, mesa que acopla armário em sua parte inferior, paneleiro embaixo da pia, refrigerador que funciona de apoio para eletrodoméstico e outras tantas soluções.
Aproveite o espaço vertical
Quando a medida horizontal é restrita, é preciso contar com a vertical. Para não obstruir a passagem e tumultuar o ambiente, as prateleiras e móveis aéreos são ótimos. Seja com nichos onde os utensílios ficam expostos, nos penduradores de talheres sobre a pia, paneleiros de parede ou qualquer outro item que seja colocado na parede ou teto.
Acerte nas cores
As cores são capazes de criar um apelo visual grande no local, por isso quanto menor for a cozinha, mais clara precisa ser. Móveis, refrigerador, eletrodomésticos e outros aparatos em tons claros são essenciais, deixando o toque de cor para objetos pequenos, como talheres, porta guardanapos e puxadores.
Amplie
Como já citado, a utilização de cores claras amplia visualmente a cozinha, algo que também é projetado com o uso de espelhos e superfícies reflexivas. Outro truque que ajuda na criação de um ambiente amplo e confortável são as luzes, principalmente quando empregadas próximas aos pontos que refletem.
Todos os locais que precisam de maior atenção podem receber um foco de luz, como as bancadas e mesas. Se apenas a luz do teto for usada, um lustre bonito e mais baixo já apresenta uma aparência incrível e diferenciada.
As dicas ajudam quem deseja fazer mudanças sem gastar muito e está sem inspiração, para algo planejado e durável, e pode investir, a procura por um designer de interiores é a melhor escolha, afinal ele está pronto para oferecer soluções para residências de todos os tamanhos.
Leave a Comment