Geladeira: o que levar em conta na hora de comprar a sua

Comprar um eletrodoméstico nem sempre é fácil, pois ficamos sugestionados com vídeos e indicações na internet, mas nem sempre o que funciona para um, é ideal para o outro. Optar pelas novidades tem um alto custo, mas balancear entre tecnologia e funcionalidade gera economia, principalmente em produtos mais caros e usuais, como a geladeira.

Pensar em cada detalhe da geladeira é essencial para garantir um equipamento que seja perfeito para sua necessidade e para a cozinha. Por se tratar de um eletrodoméstico de longa vida útil e com um custo maior, pondere os seguintes pontos:

Modelos de geladeira

A quantidade de portas, modo de abertura e até a posição do congelador são diferenciais e na rotina são impactantes. Por isso, a informação mais importante é sobre o modelo que supre as suas necessidades, dentre os mais comuns estão:

Geladeira com uma porta

Para economizar na compra, nada melhor que a geladeira com uma porta. Ela tem o freezer e o refrigerador juntos e gasta menos energia, como pontos negativos estão a falta de variedade de cores e tamanho reduzido.

Geladeira duplex

A geladeira duplex é a mais vendida e comum, conta com duas portas e freezer na parte superior. São muitas cores, designs e funções no equipamento.

Geladeira inverse

Também com duas portas horizontais, a inverse tem o freezer na parte inferior e o refrigerador na superior. É ideal para evitar dores nas costas e visualizar os alimentos com mais facilidade, sempre ao alcance das mãos e da visão.

Geladeira side by side

A mais cara é a side by side, que possui duas portas verticais. Ela é a maior e muito moderna, atualmente é a mais luxuosa do mercado.

Modo de congelamento

O congelador está presente em todos os modelos, mas seus modos de congelar podem mudar. Entenda como os 3 diferenciais funcionam:

Frost free

Apesar de representar um custo maior na compra, o frost free poupa tempo e trabalho. Ele tem um sistema que aquece a parede interna e impede a formação de cristais de gelo, por isso não precisa de descongelamento para a higienização e os alimentos não grudam uns nos outros.

Cycle Defrost

Promove um congelamento com gelo reduzido, um misto entre frost free e o manual. Necessita apenas de dois descongelamentos por ano, no restante do tempo funciona com maestria. 

Degelo manual

O gelo que é formado nesse tipo de congelador impede a passagem de ar e gera um gasto maior de energia, mas garante economia na compra. Ele precisa de descongelamento periódico para que ofereça o desempenho desejado, tarefa que exige algum tempo.

Marca da geladeira

Escolhido o modelo da geladeira e congelamento, a marca é o terceiro ponto mais importante. Designar as líderes de mercado e apostar nelas, é o mais indicado. Contar com um site de comparação de preços para monitorar qual oferece as melhores vantagens, é um jeito ótimo de achar ofertas e ainda garantir uma geladeira incrível e durável.