5 dicas na hora de comprar o micro-ondas ideal

Quem gosta de praticidade e rapidez na preparação das refeições precisa de um micro-ondas. O pequeno forno está presente na maior parte das casas, por isso as empresas alimentícias se dedicam a criação de pratos prontos para colocar no equipamento e deixar a alimentação prática e pronta em poucos minutos. 

Enquanto uma receita demora 40 minutos no fogão, como o cozimento de batatas inteiras, no microondas ficam prontas em 10. Prestar atenção na escolha garante todos os benefícios do equipamento e que ele se adeque a residência, pontos como tamanho, marca e consumo de energia fazem toda a diferença. Veja algumas dicas para facilitar a escolha do micro-ondas ideal:

Design do micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais versáteis no quesito design, pois são muitos modelos para escolher, desde o modo da abertura da porta até a parte frontal espelhada. O equipamento espelhado é perfeito para locais com decoração moderna e menores, para criar a impressão de amplitude. O painel pode ser maior ou menor, assim como a presença de funções extras, como preparação de pipoca, arroz e descongelamento.

Tamanho do equipamento

O tamanho é um dos pontos principais da escolha, pois, de maneira geral, as tecnologias são semelhantes. Quanto maior a frequência de uso e o número de usuários, é indicado uma capacidade aumentada. Os mais amplos podem receber pratos, travessas e fazer receitas em grande escala, algo impossível nos pequenos. 

Os menores de 18 até 28 litros são indicados para pessoas que residem sozinhas, os casais tem no micro-ondas de 30 litros um eletrodoméstico perfeito e os acima de 40 litros para famílias com mais membros. Depois de pesar a necessidade é preciso verificar se a cozinha acomoda o equipamento escolhido.

Potência

Para os que não costumam usar o aparelho, a potência pode passar despercebida, mas acarreta muitas diferenças. Quanto mais forte for, mais rápido o alimento aquece. No caso dos micro-ondas, os modelos se iniciam em 700W e podem chegar até 2.000W. Os rápidos e fortes são ideais para o preparo de receitas grandes e porções para mais de uma pessoa, os de 700W são perfeitos para esquentar pratos esporadicamente e descongelar.

Marca do produto

Pensar na marca é essencial na compra, já que as melhores oferecem um equipamento durável e com menor propensão a reparos. Um modo de descobrir a reputação da empresa é com os sites de opinião dos consumidores, como o Reclame Aqui, onde as notas apontam a satisfação das pessoas que compram. No caso de eletrodomésticos de cozinha, alguns fabricantes estão há décadas no topo das escolhas e fica fácil reconhecê-los.

Gasto de eletricidade do micro-ondas

Com o aumento na conta de energia elétrica, nada mais correto que conferir o consumo do micro-ondas antes de comprar. Não é preciso ser um entendedor ou realizar cálculos, basta se atentar ao selo Procel a dar prioridade aos classificados com a letra A. Esse selo é obrigatório e ajuda o consumidor a entender qual será o gasto de eletricidade.